Autora do Blog

Minha foto
Enfermeira Mestre em Tecnologias em Saúde; Especialista em Emergências e em Gestão em Emergências em Saúde Pública. Formada em Direito. Profissional do Cuidado Humano, da área da Enfermagem com experiência na assistência a pacientes graves, com doenças crônicas e com grau de dependência. Professora atuante na formação de profissionais na área de Enfermagem.

BOAS VINDAS.

Nesse blog estão disponíveis conceitos básicos e essenciais sobre fisiologia humana e, cabe destacar, as informações são embasadas no Tratado de Fisiologia Médica de Arthur C. Guyton. Sendo assim, são noções confiáveis e usadas por todos que trabalham com saúde.



Sejam todos bem vindos e aproveitem!

Fases do estímulo elétrico pela membrana miocárdica

Quando uma célula é estimulada elétrica, química ou mecanicamente, o seu potencial de repouso produz uma oscilação transitória, conhecido como potencial de ação. Esta produção de estímulo elétrico cardíaco se caracteriza por 5 fases, sendo elas:

Fase 0

Corresponde ao início da despolarização, que é caracterizada pela abertura rápida dos canais de sódio, ocasionando a entrada deste íon para dentro da célula.


Fase 1

Corresponde ao lento funcionamento dos canais de sódio e início da saída de potássio, ocasionando a inversão das concentrações iniciais entre os compartimentos do líquido intracelular e líquido extracelular.
Fase 2

Caracterizada pela abertura dos canais de Cálcio sendo conhecido como período de Platô, ou seja, período máximo da despolarização (Sístole).

Fase 3

Corresponde ao início da repolarização celular que é caracterizada pela grande saída de Potássio da célula e fechamento dos canais de sódio e cálcio resultando em uma positividade do líquido extracelular e negatividade do líquido intracelular, ainda com concentrações iônicas invertidas na tentativa de retornar ao repouso.

Fase 4

Corresponde ao restabelecimento das cargas e concentrações iônicas, havendo uma saída com auxílio da Bomba sódio e potássio a saída de sódio e a entrada do potássio é igual a velocidade voltando as relações eletrolíticas existentes antes da excitação sem alterar a carga da membrana.


 
Para entender como o estímulo se propaga pelas células miocárdicas, acesso o link sobre o sitema de condução cardíaco.