Autora do Blog

Minha foto
Enfermeira Mestre em Tecnologias em Saúde; Especialista em Emergências e em Gestão em Emergências em Saúde Pública. Formada em Direito. Profissional do Cuidado Humano, da área da Enfermagem com experiência na assistência a pacientes graves, com doenças crônicas e com grau de dependência. Professora atuante na formação de profissionais na área de Enfermagem.

BOAS VINDAS.

Nesse blog estão disponíveis conceitos básicos e essenciais sobre fisiologia humana e, cabe destacar, as informações são embasadas no Tratado de Fisiologia Médica de Arthur C. Guyton. Sendo assim, são noções confiáveis e usadas por todos que trabalham com saúde.



Sejam todos bem vindos e aproveitem!

Compartimentos líquidos

Vamos entender a distribuição dos líquidos pelo corpo.

O sangue, responsável pela nutrição celular, distribui-se pelo corpo por meio das artérias e o produto do metabolismo celular é removido pelo sangue venoso (via veias) de volta ao coração. Quando os nutrientes são extraídos do sangue para atingirem as células, eles se deslocam do capilar sanguíneo (menor estrutura vascular) para um espaço que está entre as células e o sangue, designado interstício; somente após penetra nas células. No interior celular também há líquido.

No momento em que os nutrientes passam do sangue para as células e ao longo do trajeto vascular, uma quantidade de líquido (e também proteína) é perdida dos vasos para o interstício. Objetivando a não permanência desse volume líquido em local não desejado, o corpo possui um sistema que recolhe o excesso desse líquido, então designado de linfa via sistema linfático.

Até aqui pode-se constatar que o líquido no corpo ocupa vários locais ou espaços (compartimentos), mas há uma similaridade quanto ao nome dado ao líquido segundo o local no qual se encontra. Portanto, todo e qualquer líquido que se encontra fora das células é chamado de líquido extracelular (LEC). Já o líquido que ocupa o interior das células do corpo é o líquido intracelular (LIC).

Fig.1 – compartimentos líquidos do corpo.

Agora se pode iniciar a descrição das peculiaridades dos dois grandes compartimentos líquidos. (continuar)